quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Um pouco de Olavo de Carvalho - "A origem da burrice nacional"

Como parte da minha formação jurídica, mesmo que de forma autônoma, aproveito minhas iniciadas férias acadêmicas para expandir um pouco mais meus horizontes reflexivos e não me tornar um "bitolado" especializado no direito.

Conquanto saiba que o direito se manifesta na sociedade de "n" formas e que com isso se entrelaça com várias outras ciências como a Filosofia, sociologia, Psicologia, Antropologia, Filologia e outras mais "logias", por prazer, dedico-me a leitura desprendida de qualquer formato de provas ou concursos (formas que me acompanham rotineiramente) de literaturas diversas, como o título aqui já diz o que ou quem (desculpe-me a metonímia) estou lendo, vou direto ao ponto.

Lendo o Livro do Olavo ( O mínimo que você precisa saber para não ser idiota) mais precisamente a parte referente à cultura, deparo-me com um artigo do autor escrito em 1999 denominado  "A origem da burrice nacional" http://www.olavodecarvalho.org/textos/burrice.htm

De forma rápida, digo que o texto tenta "desmascarar essa cultura mesquinha que o povo brasileiro carrega" consigo que o impede de refletir ou ainda que o formata com padrões ultrapassados que simplesmente fazem o brasileiro regredir sempre filosoficamente em seus pensamentos.

Olavo mostra que sem, talvez uma nova didática do ensino brasileiro juntamente com o rompimento dessa cultura mitigada com a pobre importação sempre do que é novo e logo esquecido, a paisagem brasileira será sempre essa que está aí e como ele mesmo disse " a divulgação cultural parece calculada para tornar o essencial indiscernível do irrelevante, o que surgiu ontem para desaparecer amanhã assume o peso das realidades milenares, os programas educacionais oferecem como verdade definitiva opiniões que vieram com a moda e desapareceram com ela."

Acho que não preciso escrever mais nada, esse fragmento já diz tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário